quarta-feira, 3 de agosto de 2011

ENTREVISTA COM ARTE EDUCADOR JOSENILDO CAMPOS - BLOG DO VEREADOR ERALDO PAIVA

quinta-feira, 14 de julho de 2011

COM A ARTE DO MOSAICO JOSENILDO CAMPOS RESGATA VIDAS



Oficina de mosaico é referencia nacional

Foi aos treze anos que o artesão Josenildo Campos teve seu primeiro contato com a arte em mosaico. A técnica de reunir pequenas peças de pedra ou de outros materiais (vidro, mármore, cerâmica ou cochas), formando um determinado desenho, encantou o jovem.  

Josenildo aprendeu e começou a trabalhar com mosaico em João Pessoa (PB), na ONG Casa Pequeno Davi. Desenvolvia também trabalho com crianças e jovens do terminal rodoviário e demais pontos da cidade. 
Em Natal, o arte-educador trabalhou na ONG Casa Renascer e há seis anos desenvolve projetos com jovens infratores que cumprem medidas socioeducativas no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) de São Gonçalo do Amarante. São aproximadamente 15 adolescentes distribuídos em dois programas: Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviço a Comunidade (PSC).

O ensino dessa arte decorativa milenar é realizado duas vezes por semana. Nos encontros, Josenildo não se preocupa apenas em passar seus conhecimentos. “Além de ensinar o mosaico, também presto muita atenção no tipo de representação que estão fazendo. Ao invés de símbolos e imagens que representem gangs, violência e desordem, trabalhamos com o folclore popular, animais e esporte”.

Segundo o artesão, o trabalho é de fácil aceitação, mas era interrompido depois que o infrator cumpria seu tempo no CREAS. “Foi devido a essa falta de continuidade que, além do certificado, passamos a entregar um kit para que o jovem possa prosseguir com o artesanato”, explica Josenildo.

Para tirar o jovem artesão do anonimato e contribuir com a ressocialização junto à comunidade foi criado um espaço para que as peças produzidas sejam divulgadas e vendidas. “O Biombo da Arte é mais uma contribuição para que o jovem não volte a cometer infrações”, disse Josenildo.

“A gente trabalha com perca. Muitos estão viciados em crack. É uma luta desigual. Agora quando conseguimos encaminhar um jovem a satisfação é incalculável. São sonhos que abrimos para eles através do mosaico. É gratificante ver o seu trabalho dando retorno, salvando vidas”, comemora Josenildo.










Blog do Vereador Eraldo Paiva.

Um comentário: